BARULHO EXCESSIVO

ANIMAIS DOMÉSTICOS
21 de abril de 2016
CRIANÇAS E ADOLESCENTES
21 de abril de 2016

Um dos principais problemas da convivência em Condomínios é a (in)tolerância com o barulho. Seja nas áreas comuns, como em festas, churrascos e brincadeiras de crianças, seja dentro dos apartamentos, o excesso de barulho perturba o sossego de muitos moradores e causa problemas de relacionamento.

É importante frisar que ouvir sons produzidos por vizinhos é normal, uma condição da vida em edifícios, dada a proximidade entre as unidades autônomas, a ineficiência do isolamento acústico e a quantidade de pessoas que habitam o Condomínio. Ao comprar ou alugar um apartamento, aceita-se tacitamente que ficará sujeito a ouvir sons dos demais moradores, desde que em níveis toleráveis.

Quando o barulho excede o tolerável, é importante que os moradores prejudicados adotem atitudes, de modo a evitar que o problema ocorra novamente. Em princípio, sugere-se uma conversa pessoal com o vizinho que produz o barulho, demonstrando os transtornos causados. Caso isso não seja possível ou não surta efeito, é necessário noticiar a Administração do Condomínio, por carta ou por registro no livro de ocorrências, para que o condômino infrator seja notificado. Persistindo a irregularidade, a unidade pode ser multada, nos termos da Convenção. Durante a realização do evento, é possível convocar o “Disque-Silêncio” do Município, que pode ordenar o encerramento do barulho e aplicar multa. Se necessário, o morador prejudicado pode propor ação judicial para impedir que o barulho excessivo continue e ser indenizado pelos danos morais sofridos.

Tolerância e bom-senso são fundamentais para um convívio harmônico em Condomínios. Contudo, quando essas barreiras são quebradas, os moradores e a Administração do Condomínio devem agir. Independente do horário, não é permitido produzir barulho em excesso, mas principalmente entre 22:00 e 07:00 horas, conhecido como período da “Lei do Silêncio”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?